sábado, 29 de maio de 2010

Futebol - A paixão nacional.

La fui eu para a aula de Muniz, sexta de manha, sobre cultura resistencia e não sei mais o que contemporânea! Disciplina muitíssimo interessante, só que por causa do trampo eu não consigo freqüentar da maneira que deveria.

Cheguei então na aula, atrasada como sempre e a discussão: FUTEBOL! Não vem ao caso relatar todo o debate, mas sim alguns pontos que considero interessantes e curiosos no que se trata de Futebol e História!

Leigos como e... já repararam como o jogo de futebol se assemelha a guerra??? =OO Sim! Futebol x Guerra! em ambos pode-se dizer que temos a linha de frente, a retaguarda e o ataque pelos flancos. Fazer um gol á atingir a meta do adversário. Numa guerra ganha quem conquista o espaço. tem um domínio maior. Domínio do campo de futebol, uma guerra onde 22 homens corre atrás de uma bola. Bola, brinquedo, objeto lúdico. O que seria o futebol então? Guerra? Brincadeira?

A torcida na emoção, jogadores ação e razão!A torcida, que une, incentiva, carrega bandeiras do seu país tanto na copa quanto na guerra. porque o cabra pode até trair a mulher, mas mudar de time de futebol? JAMAIS! 

Outro fato curioso foi descobrir o porque da bonificação dada aos jogadores em caso de vitória se chama bicho! Tão obvio! Jogo do bicho! Calma!Eu explico! Nos primórdios do futebol, quando os jogadores não eram profissionais, quando não existia salário para os jogadores, e já existiam alguns jogadores do proletariado (bom pelo menos foi assim que eu entendi), o Bicho era paga pelos jogos ganhos, galo, zebra, cobra e sei la mas quantos bichos que tem no jogo, os animais eram referencias dos valores a serem pagos (animal = $$$). Será que deu pra entender?

Isto me leva a um ultimo ponto a comentar, o nosso futebol, esporte nacional, do povão, foi sim um esporte elitista. teve seu início no período da Revolução industrial na Inglaterra. As indústrias fabricas, ou sei la qual é o termo que eu não lembro agora, dava a possibilidade do alto escalão de jogar. Aqui no Brasil no início também eram os funcionários dos altos cargos, bem remunerados e brancos que corriam atrás da pelota. Uma indútria textil de Bangu, que começou a dar oportunidade aos operários para jogarem. E assim foi se desenvolvendo e evoluindo o futebol, contratando funcionários para que pudessem jogar nos times das fabricas, clubes, e veio a profissionalização, lei do passe, lei Pelé e sei la eu mais quantas leis...

Minha intenção não foi debater, e analisar, mas sim compartilhar com todos os leitores um novo aprendizado meu. relatar esta nova experiência sobre a paixão nacional.

Afinal... a Copa do Mundo tá aí, né geitein???

Parte de mim quer muito o Brasil na final, Rumo ao Hexa!!!!

Outra parte, ahhh tomara que o Brasil sai logo... afinal sou vendedora neh meu povo? e ninguém vende nada em dia de jogo!!! Tô na luta correndo atrás do meu dindin!!!

Amplexos e Ósculos!!!!

Nenhum comentário: