segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um pouco da manifestação do dia 22 de junho

Quando cheguei no Campo Grande no início da tarde do dia 22/06 cheguei a pensar a que a mobilização não iria acontecer. Vislumbrei pessoas de luta e, também, pessoas que me soaram estranhas ao movimento popular. As pessoas foram chegando e agregando. Ainda no CG, quando estava dentro da praça debatendo o movimento com Luana e mais um rapaz começamos a ouvir essas pessoas gritando “Fonte Nova! Fonte Nova!” um dos palcos na manifestação e confronto com a polícia no dia 20. Definitivamente para a Fonte Nova e não voltaria, é o saber o que nos esperava. A na pauta puxada para a manifestação tínhamos o passe livre, melhor mobilidade urbana entre outros além do objetivo de realizar num movimento pacífico, uma longa caminhada do Campo Grande até o Iguatemi, e então o a liberação da catraca.

Começamos então a caminhar sentido Vale do Canela, deixando lá aqueles que queria ir para a Fonte. A cada momento mais pessoas foram se agregando à manifestação. Entre diversas palavras de ordem o chamamento para que mais e mais pessoas aderissem: “Vem pra rua, vem! Vem pra rua, vem que a luta cresce!” é, com certeza um dos meus preferidos. Entre as diversas tendências e grupos existentes um em especial e chamou a atenção durante todo o caminho: os encapuzados. Alguém me explica qual o motivo das pessoas caminharem em espaço aberto com o rosto coberto em uma manifestação pacífica??? Coisa boa é que não é!!! E exemplifico isso com as atitudes de uma pessoa: um skatista que estava com a cabeça coberta com uma blusa amarela, da seleção. Esta criatura passou por mim em alguns momentos da caminhada e eu pude presenciar ele levantar o skate contra a policia e gritar palavras como uma forma de tentar incitar as pessoas contra os policiais (REGISTREM ESSE RAPAZ). Outro registro importante é que soltaram bombas e rojões durante todo o percurso.

Depois de uma longa caminhada e alguns percalços pessoais finalmente chegamos ao Iguatemi. Encontrei os manifestantes reunidos, sentados e tentando organizar como seria a Catraca Livre, pessoas no megafone explicando o procedimento, que uma pista seria liberada para que os ônibus pudessem passar... então um grupo de encapuzados começou a gritar “Se liberar o bicho vai pegar!’ e um desses, com uma mascara do anonymous soltou mais um dos vários rojões para o alto; logo em seguida tive a impressão dele ter seguido sentido onde estava a choque, mas devido a quantidade de pessoas infelizmente não posso precisar para onde foi...

Foi o tempo de encontrar uma amiga e ouvi dois estouros de bomba a o povo a correr... continuamos mais ou menos onde estávamos, logo depois vimos um rojão ser disparado em direção à choque e bombas de gas voaram... (nessa hora vinagre e soro fisiológico ajudaram pra caramba!) A policia mais uma vez agiu com truculência pelos relatos que tenho lido de outras pessoas que estavam lá! Foto de um companheiro levando spray de pimenta da policia na cara, foto da cavalaria presente! Esse tipo de atuação da polícia também não me representa... e isto leva a outras reflexões.. por que tanta truculência, seria a necessidade de liberar as pistas pois o Iguatemi é estacionamento da copa das confederações? Atitude política da policia como forma de prejudicar o governo do estado? (Lembremos que uma das lideranças da greve policial do ano passado é hoje um vereador tucano.) Simples vontade de descer a porrada em todo mundo mesmo???

Lembram do rapaz com a camisa amarela, skate??? Então depois disso seguíamos em direção ao BK quando ele passou tirando a blusa da cara e pude ver que era loiro, do cabelo curto, fazendo mimimi por causa da atitude da choque e reclamando que não tinha necessidade e blablabla, mas oxe.... não era ele que queria jogar a galera contra a polícia???? Tomar no quer ninguém cú, neh???? Aí fica o questionamento que são estes que cobrem o rosto? Qual o seu objetivo na manifestação? A mando de quem estão lá? É preciso ficar atento!

Durante o corre corre então pudemos ver alguns com o rosto coberto começarem a roubar... um grupo subiu a lateral do Iguatemi querendo fazer arruaça no shopping....  aproveitadores cometeram atos de vandalismo. Esses encapuzados não me representam, não representam o movimento, não possuem debate político, nem pauta de reivindicações!!

Observações extra, mas importantes:

- sinto falta dos movimentos sociais, pautas e bandeiras, a do MST, o arco-iris LGBT, movimento negro (que estava no dia 20), feministas... o movimento é “sem partido” o que não significa sem a identificação dos movimentos sociais.

- Sinto falta da bandeira dos partidos sim! As manifestações precisa ocupar o espaço de suprapartidarismo e não de antipartidarismo, pois os partidos estão presentes todos eles de esquerda e direita, qual o problema em cada um levantar sua pauta e sua bandeira??? Ah já sei... os da direita não querem mostrar a cara neh???

- Que na próxima manifestação a caminhada não seja tão longa e que consigamos criar uma pauta de revindiações a serem levadas à câmara, prefeitura, assembleia legislativa, governadoria, congresso e presidência! Mas uma pauta real e palpável! Atingível! E reivindicações é o que não faltam! (Por favor estudem só um pouquinho de história antes disso, POR FAVOR!)

- Algumas pessoas tem sérias dificuldades em compreender o que é esquerda e direita, situação e oposição. Que existem esferas governamentais: presidência, estado e município e cada qual com a sua responsabilidade, é preciso compreender isso para saber para quem reivindicar o que! #MuitoImportante

- Vamos colocar na pauta as propostas não cumpridas de ACM Neto!! Lá se vão 6 meses e a Lapa continua com sérios problemas e iluminação e sem escada rolante! E isso é o mínimo, ein???

- 2 de Julho vem aí! Dia de comemorar a independência da Bahia que ocorreu durante um ano de guerra! Dia de ir para a rua protestar! Meu desejo? Ir na marcha das vadias com duas pautas importantes #ContraOEstatutoDoNascituro e #DenuncieAViolênciaObstetrícia! Sim eu sou mulher e quem manda no meu corpo sou eu!!!  E, eu não quero sofrer nenhum tipo de violência seja ela física ou verbal, seja como descaso no atendimento na hora do parto ou em caso se aborto, seja ele espontâneo ou provocado!

No mais veja sua pauta, faça sua reivindicação, seja coerente com seus ideais e lembre-se estamos lutando pelo todo, pelo interesse da população e não por interesses pessoais!

Nenhum comentário: