terça-feira, 15 de junho de 2010

Entre Freyre e Buarque

Hoje findou mais um semestre, mais uma disciplina, um trabalho e férias!

Fim das aulas de Gino e das discussões acerca de Giberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda! Falamos dosbre escravidão (ebaaa), paternalismo,  a visão de Freiyre. Revolução mudança politica lenta, transição, homem cordial... os pensamentos de Sergio Buarque.

Dizer que eu sei perfeitamente diferenciar os dois, é mentira afinal, não que eu tenha estudado durante o semestre, mas a atenção nas aulas foi total! e como foram boas as aulas de Gino! interessantes, o gosto dele por lecionar e nos mostrar as diferenças de pensar eu digo: Foi Um Prazer Imenso!!!

Analisar, pensar a cultura, a politica brasileira pra mim é revigorante, saio desta disciplina um pouco mais inteligente! e com esperança de conseguir passar um pouquinho disto aos meus aluninhos do UPT. Que chegue logo a hora de lecionar sobre Brasil!

Será que eu consigo mostrar que por exemplo, a influencia portuguesa valorizada por Freyre quando tratamos da capacidade de miscigenar, é a influencia que para Holanda deve ser superada.

A conclusão do curso foi muito legal! depois de discutir e debater sobre os dois autores, saber que Buarque em vários aspectos segue a cartilha de Freyre em outras se distancia... A frase que concluiu o curso foi de Freyre mostrando como muitas vezes ele foi mais a frente do seu sucessor: falava sobre a influencia do negro de como a solidariedade entre os negros de certa forma se sobressaiu perante a familia patriarcal, da união dos negros como classe e outras coisas.. pena que não tenho a referencia para postar na integra.

Final de uma disciplina feliz!

Nenhum comentário: