sábado, 19 de janeiro de 2013

Monitora no museu, uma experiência interessante

E 2013 começou e eu estou na correria total!! A maratona já começou no segundo dia do ano!!!

Desde o início de janeiro estou trabalhando como monitora das exposições do Cortejo Afro no Solar Ferrão, Pelourinho. Sabia que seria um trabalho puxado, afinal passar horas praticamente sem poder sentar não é fácil, mas nunca imaginei que seria tão interessante!

Antes de qualquer coisa é preciso dizer que são duas exposições, uma sobre a estética das fantasias de carnaval, muito bonita, alguns detalhes fotografei, estão nas imagens abaixo. Fantasias dos blocos afro, afoxés e índios antigas e recentes. A outra exposição é Homens de ferro, algo que passeia entre uma homenagem aos povos que tinham tradições de metalurgia e religião afro-brasileira, muito interessante também!

Agora é preciso dizer sobre a experiência de lidar com as mais variadas pessoas do mais diferentes países do mundo... É apresentar a exposição falando português, explicar coisas que não tem absolutamente nada a ver com a exposição, mas o conteúdo histórico não me permite passar batido... É fazer do espanhol minha língua mãe, aprender palavras novas, virar guia turístico, especialista em  diversas religiões (confesso adoro história das religiões)! É utilizar tudo que eu lembro e que não lembro de inglês e todos os dias procurar no dicionário alguma palavra nova! Fazer da mímica instrumento de comunicação, afinal saber falar alemão, norueguês, chinês é algo um tanto complicado!!! Francês e italiano a gente se vira como pode... Mas no quesito comunicação o que mais me incomodou foi  quando dois deficientes auditivos estiveram lá, me angustiou perceber como nós somos tão despreparados para nos comunicar com pessoas que falam o mesmo idioma que a gente... viva o celular, o papel e a caneta, que permite essa comunicação, mas acredito que todos nós, alem de aprender idiomas estrangeiros na escola, deveríamos aprender LIBRAS! E está é uma meta minha pessoal!

Outra coisa muito interessante são as pessoas que conhecem! Conhecem a história dos blocos, viveram, desfilaram e sempre tem uma história pra contar, uma lembrança pra ser compartilhada, é enriquecedor, assim como os religiosos e praticantes do Candomblé que deixam algum ensinamento, explicam algum detalhe, um significado, algo que acrescenta e esclarece! A troca de energia com as pessoas é imensa, assim como a energia do próprio pelô, intensa!

Algumas oportunidades são únicas e precisamos aproveita-las ao máximo! Cada dia algo novo, diferente, um aprendizado, e uma dificuldade! São as pernas doendo, e uma felicidade!
Pra quem quiser conhecer, as exposições estão abertas no Solar Ferrão, Pelourinho, terça a sexta das 12h às 18h, sábados, domingos e feriados das 12h às 17h! E eu estarei por lá! ;)

Sobre as fotos... um pouco do meu olhar nas fantasias...































Nenhum comentário: