domingo, 4 de março de 2012

Namíbia, Não!

Hoje foi dia de Domingo no TCA! 


Pra quem não conhece o Domingo no TCA: "O projeto Domingo no TCA tem como objetivo proporcionar à população baiana amplo acesso a espetáculos de qualidade. Para tanto, o Teatro Castro Alves abre mensalmente as portas de sua Sala Principal à comunidade ao preço de um real para exibir apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Além de contribuir na acessibilidade e formação de platéia, o Projeto visa dinamizar a ocupação deste espaço. Também traz inovação com seu sistema diferenciado de venda de ingressos, no qual a ação dos cambistas é evitada através do acesso ao Teatro imediatamente após a compra."


Espetáculo Namíbia, Não! Direção de Lázaro Ramos! Um dos melhores debates sobre raça, sociedade, economia, África que eu já tive oportunidade de assistir. Fiquei muito feliz com a direção do tetro em escolher este espetáculo para nos contemplar no projeto.


imagem retirada do blog do espetáculo.


"Sinopse:


Em 2016, o Governo brasileiro decretou uma Medida Provisória obrigando que todos os de ‘melanina acentuada’ sejam capturados e enviados imediatamente à África, provocando, em pleno século XXI, o revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. A medida é uma ação de reparação social aos danos causados pela União. Mas, para não incorrer no crime de “Invasão a Domicílo”, eles só podem ser capturados na rua. Assim, André e Antônio passam o dia trancados no apartamento, debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de um iminente retorno à África-mãe".




Algumas observações sobre o espetáculo hoje que não podem passar em branco:


1 - TCA Lotado, muita gente para entrar!! Fiquei muito feliz!! Vamos ao teatro, meu povo!!! 

2 - Devo parabenizar ao TCA, à produção do espetáculo, aos atores e a todas as pessoas envolvidas, pois o público foi tanto, que uma segunda sessão foi realizada!! Muito feliz com a iniciativa e sensibilidade de todos!!!


3 - Contemplada com o lindo espetáculo, crítico, formador de opinião, que realiza debates!! Sim foi notório que Lazaro Ramos colocou não só o dedo, como a mão inteira, quiça o corpo e a alma!!! Que todos tenham a possibilidade de assistir!!! Debates sobre raça, classe, África, identidade!!!


4 - Sensibilidade a flor da pele e um nó na garganta ao ver, como bem disseram as candaces, que "hoje o TCA empreteceu"


5 - Meninas Cancasses!! muito feliz em estar com vocês e participar do debate e poder aprender!!!





Para saber mais sobre a peça clique: Namíbia, Não!  - blog do espetáculo - daqui eu tirei a sinopse.

Para saber sobre a agenda do TCA, incluindo a programação do Domingo no TCA: Teatro Castro Alves





Nenhum comentário: